Pesquisar neste blogue

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Notícia do Expresso- Mais vagas no Ensino Superior

Num dos blogues do Jornal Expresso, sob o título "mais vagas no Ensino Superior", aliás um artigo muito pertinente, o autor refere que "talvez seja altura .... de haver uma maior interligação entre o mundo empresarial e as instituições de ensino superior....talvez seja altura de unir esforços em vez de andarmos cada um a puxar para seu lado....".

E está carregado de razão!

Os C. Gerais têm aqui um papel muito importante, porque parte dos seus membros pertencem ao "mundo real" porque estão distantes das querelas intra e inter-instituições, porque .... têm que aprovar as estratégias das várias instituições.

E estes problemas, das vagas, número de vagas totais e por curso, dos cursos, quantos e com quantas vagas, da rede de ensino superior, quem dá o quê aonde, como e com que qualidade, em parceria ou isolado, fazem todos parte de um Grande Problema: A rede de Ensino Superior e Nós Temos que Ajudar a Resolver: puxando todos para o mesmo lado, mas puxando mesmo!


Na Universidade de Évora, o C. Geral na sua reunião de 14/4 (acta 3/2010) constituíu várias comissões, uma delas para "acompanhamento do processo de ensino que se pretende cada vez mais inovador e mobilizador".
Na mesma reunião foi discutido o plano de Desenvolvimento da Oferta Formativa para 2010/2014.
O despacho 121/2010 de 26/07/2010 nomeia um grupo de trabalho para reflectir sobre a oferta formativa de 1º ciclo.

Todas estas iniciativas e todos estes documentos são, de certeza, importantes e pertinentes mas...baralhei-me!

O C. Geral deve reflectir sobre o ensino e aprovar a estratégia, mas a mesma está definida, e o grupo de trabalho vai também reflectir....

Voltando ao artigo do Expresso, que cito, não estaremos a puxar cada um para seu lado?
E é só uma Universidade!

Boas férias!!!