Pesquisar neste blogue

domingo, 15 de julho de 2012

Always Look to the Bright side of the Moon

Always Look to the Bright side of the Moon
ou
Há males que vêm por bem!


Toda a nossa Academia tem vivido sentimentos algo “intensos” nos últimos dias…parece-me!

Começámos com o “chumbo” do Plano Estratégico (PE) pelo C. Geral a que se seguiu a publicação do texto sobre a “Privatização da Universidade” (seguido de outros…) e que culminou com o comunicado à Academia por parte do Sr. Reitor.

Nos três casos que aponto tive, eu própria, reacções díspares (se bem que semelhantes entre si): comecei por me preocupar; no intermeio consegui rir-me; por fim adoptei a minha “máxima” de vida: Always look to the bright side of the moon!

Decidi partilhar convosco o que “vi” de cada lado da lua, o negro e o brilhante (decididamente o mais bonito!)

“Chumbo” do plano Estratégico pelo CG:

Lado negro:
Foi decididamente mau ter acontecido:
  • É mau não termos ao fim de dois anos um PE consensual, aprovado e pronto a ser aplicado;
  • É mau que não se tenha produzido um documento previamente discutido, acordado e “trabalhado” com as unidades orgânicas da casa;
  • É mau que estejamos, numa altura crítica para o País e para a Universidade (estamos no período de candidaturas), sem Estratégia aprovada.

Lado BRILHANTE:
Tem que ser pensado e produzido um novo plano!
  • Os homens, principalmente os homens de ciência, estão habituados a “aprender com os erros”, logo este "chumbo" só pode ter consequências positivas.
  • O novo plano  será SEMPRE melhor, e nesse novo PE, o lado “negro”, que atrás referi, será certamente “abrilhantado” ou não fossemos nós, docentes universitários, homens de ciência!

A “Privatização da Universidade”

Lado negro:
A ser verdade seria um susto!
  • Tal como eu, levianamente, pensei de inicio, mais gente assim pensou e “obrigou” a muitas explicações, desnecessárias, e eventualmente penosas.
  • Tivemos que explicar, o inexplicaével ,o que é sempre dificil.

Lado BRILHANTE:
A Academia REAGIU!

Toda a gente de uma forma ou de outra se interrogou, pensou e ACORDOU!


Comunicado do Reitor à Academia

Lado negro:
A Universidade tem passado por maus momentos nos últimos anos, como recentemente com o chumbo do PE que nos deixa sem estratégia.
  • Só AGORA o Reitor viu motivos para se dirigir à Academia (aliás agora e no caso da “queima das fitas”).
  • Confirmou-se que há uma  comunicação com a Academia totalmente desajustada, mais reactiva do que próactiva ou construtiva.

Lado BRILHANTE:
Deduz-se, do comunicado do Reitor, que estão a ser pensadas e discutidas medidas direccionadas para os alunos. Isto é positivo!
  • Estas medidas, agora anunciadas, não estavam incluídas no PE logo parece poder inferir-se que um novo PE estará a ser gizado!?
  • Como se afirma no anterior plano estratégico: “A aprovação do Plano Estratégico pelo Senado Universitário e pelo Conselho Geral não constitui o fim, mas antes o início do processo de gestão estratégica da Universidade de Évora, cujo propósito consiste na concretização da visão estratégica do Plano”. O plano apresentado, ao ter sido “chumbado” no CG, OBRIGA (pelo menos aconselha vivamente) à apresentação de outro que permitirá concretizar a referida “visão estratégica”.
Resumindo:

Qual é para mim o bright side of the moon neste conjunto de acontecimentos?

A Academia está VIVA, acredita na sua UNIVERSIDADE, a REITORIA, após o chumbo do PE anterior, parece disposta a delinear um NOVO plano estratégico PE, mais DISCUTIDO e mais PARTICIPADO, e vai apresentar medidas CONCRETAS!

A reter:
Somos cientistas, analisamos os erros de forma crítica e somos, geralmente, capazes de melhorar!

É bom que o façamos também neste caso!