Pesquisar neste blogue

domingo, 12 de dezembro de 2010

Portugal não vai ter mais Universidades nem Politécnicos

Durante as celebrações do dia do IP de Viseu o ministro garantiu que “Neste momento, em Portugal, não vamos naturalmente criar nem mais universidades, nem mais institutos politécnicos. Vamos reforçar e qualificar os que existem”, para que “tenham todas as condições para atrair cursos qualificados, para se articularem com as empresas, não só da região mas do resto do país, e para desempenharem o papel que o país precisa”.
 Ao mesmo tempo sugeriu, realmente o mesmo ministro, a criação de uma escola avançada para as ciências e tecnologias do espaço, que envolva portugueses que estudam e trabalham nestas áreas dentro e fora do país.

O que me baralha nisto? será mesmo o mesmo Ministro? que ideia tem ele para o ensino superior?
Lido separadamente ambas as afirmações estão correctas, ou seja:
Não faz sentido criar nem mais Universidades nem mais Politécnicos, o País não tem capacidade para tal nem dinheiro para as/os que estão em funcionamento!
É realmente necessário requalificar os que existem mas isso, envolve dinheiro e planeamento a nível superior!

A segunda afirmação: "criação de uma escola avançada...." é uma requalificação se for a reconversão de algo existente, ou é uma nova escola se não for...!
Afinal o que é?
Quem sabe?
O CRUP ?
O CCISP?
Há uma política? qual é?

Depois há mais, o que entende o Ministro por "requalificação dos que existem", como vai ser feita? até lá como sobrevivem? e se não são, alguns ou algumas IES, qualificadas e necessitam requalificação porque existem?
Há uma política? qual é?

Ao mesmo tempo continua a avaliação de cursos pela A3ES...... já disse, mais do que uma vez, que é essencial, mas.... o que fazemos depois?

Segundo as notícias:
Há dois anos havia mais de 5000 cursos superiores. Quando o actual ano lectivo terminar, mais de um em cada cinco, num total de 1200, terá desaparecido. E outros 500 terão de passar pelo crivo de uma avaliação externa antes de poderem funcionar em 2011/12.

Desde que foi criada Agência de Avaliação já desapareceram 20% dos cursos  que existiam. Mas outros 500 estão em revisão.


Isto é o que se está a passar, na realidade a A3ES está avaliando os cursos tendo em consideração formação do corpo docente, investigação realizada entre, obviamente, vários outros aspectos...
sempre que um curso não for aprovado, fecha, OBVIAMENTE! melhora-se o ensino ...provavelmente! e o corpo docente que lhe estava afecto? faz-se o quê?
Como vai o ministérior resolver isto? ou são apenas pessoas e Instituições, e as regiões em que se inserem, cujos problemas estão longe das preocupações do ministério?

O sr. Ministro tem várias vezes afirmado, e com razão, que o nível da investigação em Portugal cresceu muito, nos últimos anos, mas ele definiu, sem o afirmar claramente, quais as áreas de investigação em que se investe, nomeadamente as áreas dos contratos com as Universidades americanas, e seleccionou as IES que estariam incluídas... ou seja tem uma política, terá? será de Portugal ou do Ministro apenas? é que não se entende....
Ao aumentar a investigação em Portugal o Sr. Ministro afirma que as IES estão "muito melhores" Não! algumas apenas, e apenas em algumas áreas, outras há que "sobrevivem", mas na realidade, todas recebem as mesmas propinas todas formam jovens que serão o futuro do País!

Não se percebe nem a política, nem as ideias, nem se o sr. Ministro realmente tutela o Ensino Superior ou se apenas tutela a Investigação e porque, quem a faz maioritariamente são os docentes das Universidades ele "aguenta" as IES!

Gostava mesmo mesmo de perceber o que se pretende fazer neste país numa área que é tão tão crucial para o País com o Ensino Superior!
Realmente, temos de requalificar!
COMO?
POR FAVOR.... COMO, isto é demasiado importante para não ser nem discutido nem conhecido!?

Sem comentários: