Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Afinal era Mentira!?

No Jornal de negócios, hoje, vem escrito "preto no branco" o contrário do que os Ministros da Cultura e da Ciência Tecnologia e Ensino Superior tinham afirmado:

Universidades vão ter que reter 20% das verbas de PIDDAC e 20% das verbas arrecadadas com taxa multas e outras penalidades

Quem o diz?

Fonte oficial do Ministério das Finanças

É curioso que esta notícia saia, a seguir a outra, em que se refere que são as Universidades responsáveis por um aumento de 43% da despesa pública!

E porquê curioso?

Porque quem propôs, negociou e assinou, em 12 de Janeiro, um contrato de confiança com as Instituições de Ensino Superior (IES), foi o 1º Ministro, presume-se que por sugestão do Ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior.

E, recorde-se, com este contrato, foram repostos os níveis orçamentais de 2005!

Que ideia é esta agora de serem as IES responsáveis pelo aumento da despesa?

Que país é este que ataca sempre as IES?

Porquê?

De 2005 a 2009 o orçamento das IES, não o da Ciência, logo não o do Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, mas o orçamento das Universidades e Institutos Politécnicos foi sempre diminuindo... ninguém acreditou toda a imprensa e opinião pública, no geral, ataca!

Porquê?
Porque aumentou sempre o orçamento do MCTES?
Certo, mas não para as IES!
Será que o Sr. 1º Ministro nunca reparou nisto?
Será que o Sr. Ministro do MCTES não sabe disto?
Será que a comunicação social não sabe?
Será que a opinião pública não quer saber?

TODOS sabem, e mesmo assim agora ainda vêm dizer que as IES são responsáveis por um aumento de 43% da despesa!

Não elas, quanto muito o governo que lhes deu o dinheiro, para fazer "flores" aparecer nos jormais, eventualmente, e sem fazer contas!

Claro que agora, depois de se "dizer" que as IES são responsáveis pelo aumento da despesa, toda a gente concorda que cativem 20%, os tais 20%, como os outros....

O que ainda ninguém escreveu "preto no branco" é se os 20% abrangem as propinas... porque são 20% das receitas arrecadadads em "taxas multas e outras penalidades" e propinas, segundo a definação que vem na lei são uma "taxa de frequência"

Mas também quem se preocupa com isso agora?

O país está a banhos;
Os alunos estão de férias;
Está tudo calmo e não há ninguém que pergunte ao 1º Ministro se isto não será um "imposto" a mais que é pago pelos alunos e suas famílias.
Mas também não interessa porque ele pode dizer que não é verdade...e pronto....ficamos descansados...como aconteceu com a retenção dos 20% ...ou dizer que depois há uma reposição...e ficamos descansados outra vez ... e assim vai o Verão!

e os Reitores em compasso de espera e ainda acreditam....

Sem comentários: